quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pedra Azul - ES

Rumo a uma trilha modesta e leve mais de visuais incríveis! Domingos Martins-ES! - pequena cidade de influência alemã fica na região da montanhas, a herança dos imigrantes pode ser observada na arquitetura, comidas e eventos típicos além dos tradicionais cafés alemães com tortas e chocolates.

A cidade é cortada pelo rio Jucu onde é possível fazer Rafting. O Passeio é operado pela Pousada Rio da Montanha com custo de R$ 85,00 por pessoa. Para aventura são necessário no mínimo quatro aventureiros. Todo o passeio é feito em torno de 2hs e 30min, uma parte do trajeto (subida) é feito de ônibus da própria empresa e descida de bote. A base do passeio tem uma infraestrutura modesta com restaurante, piscina, banheiros com chuveiros que podem ser usufruído pelos usuários. Os passeios saem no período da manhã as 9hs e à tarde as 14hs. http://www.riodamontanha.com.br/novo/index.php?rafting

Na BR-262 principal estrada de acesso para cidade de Domingos Martins tem placas indicando vários circuitos, entre eles o Circuito Rota do Lagarto. 


Circuito de fácil acesso a Rota do Lagarto pode ser percorrida de carro até a entrada do parque. Saindo da BR-262 o início da rota se dar ao lado de um restaurante. A estrada sinuosa e pavimentada é cercada de vegetação nativa e constante presença do paredão da Pedra Azul.

O percurso até entrada do parque, de carro gira em torno de 30min, em frente da portaria do parque tem lanchonete, loja suvenires e banheiros. 

Portaria do Parque Pedra Azul
A Pedra Azul com 1.822 metros de altura fica no Parque Estadual Pedra Azul, dentro existe uma trilha leve e curta mais de beleza naturais deslumbrantes. A escalada na pedra ainda está proibida. Pois foi descoberto no paredão a presença de micro orquídeas, mas há estudos e projetos para liberação da escalada e preservação da espécie.

Em 2008 um casal de franceses, quando ainda era permitida a escalada na pedra, tentaram escalar, mas devido um problema pessoal tiveram que retornar para França, com intuito de voltar e concluir até topo, deixando vários equipamentos dentro de uma cavidade na pedra onde também passaram duas noites. Quando retornaram ao Brasil para escalar e pegar seus equipamentos a escalada estava proibida e até a presente data não conseguiram autorização nem mesmo para pegar seus equipamentos. É possível visualizar as cordas por onde o casal desceu, depois que passaram duas noite na pedra.

A trilha pode ser feita em duas etapas: A 1ª após passar na portaria caminha-se em torno de 30 a 40min, chegando até base do parque, local bem estruturado com banheiros, água, mirantes, onde também é frequente palestras sobre meio ambientes e educação ambiental.

A 2ª etapa da trilha, também chamada de trilha das piscinas, só é possível junto com guia. Uma percurso em torno de 1hs e 30min ida e volta, trilha leve com muita informações sobre a natureza e sua preservação.

O ponto máximo da trilha são as piscinas naturais para os mais corajosos podem até arriscar uns mergulhos, em uns do trecho da trilha é feito por auxilio de cordas. Por toda trilha respiramos ar puros isso é constatado pelo líquens de cor avermelhada que se afloram nas árvores. Pela trilha é abundante fontes de água é só levar cantil ou garrafinha.

Entrada da Base do Parque

O parque também é rico em sua flora e fauna abrigando diversos espécie com tatu, capivara, vedado e outros. Está em andamento o processo de reconhecimento da região de Pedra Azul – pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade.

Nos arredores é possível outras praticas de esporte em conjunto com natureza do lugar, como arvorismo, rapel, pêndulo, tirolesa, cavalgada entre outros. 

Adicionar legenda

Dicas: A cidade de Domingos Martins é bem pequena para conhecer pontos histórico meio dia é o suficiente. Na praça principal está situada a primeira igreja luterana a ter torre, 1866, pois a Constituição Imperial só permitia as igreja católicas estivessem torres. No centro da cidade está a casa onde D. Pedro I se hospedou em 1860.
Há circuitos nos arredores, rafting, cachoeira, trilha dentro da cidade, chegando ao cume tem uma bela vista das cidades de Vitória, e sua baia e Vila Velha.
A trilha do parque dar para fazer em meio dia e, é tempo bastante para desfrutar e apreciar as paisagens. O Adventure Park Pedra Azul é uma boa opção, o dono é Geovani, cara gente fina. Quanto Rafting é bom agendar um dia antes.


http://pedraazuladventure.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário