Pico da Bandeira o Retorno
Reta final para entrada do Parque |
Galera retornei em 22 de abril de 2013 ao Pico da Bandeira! Diferentemente da minha primeira expedição em Julho de 2011. Nesse período, em abril, a temperatura chegou 0º C bem mais tranquilo do que os - 8 ºC que peguei lá no mês de Julho de 2011, mas em contrapartida no mês de abril venta muito e tempo é instável.
Pegamos muito nevoeiro na subida para cume e tempo nublado, não sendo possível ver o nascer do sol do cume. Mas vale a pena para quem já foi outras vezes pois a paisagem é bem diferente.
O que pude observar é a mal conservação do Parque, nesse dia ficamos sozinho no Terreirão ou seja, só nós cinco, Eu, Rogério, Tati, Thiago e Teresa. Não havia nenhum guarda no abrigo e trilha estava suja, porém bem marcada, exceto em alguns trechos, mas dar para fazer o percurso.
Chegamos na Tronqueira por volta das 16:40hs arrumamos os equipos, deixamos o carro, enchemos os cantis de água, depositamos clorin e partimos. A experiência é impar. A única novata era a companheira Teresa foi sua primeira trip, Eu e Rogério já tínhamos subido em julho de 2011, Tati e Thiago também já tinham feito a trilha até o Terreirão mas não tinham concluído até cume.
Inicio levamos 2hs e 10min até terreirão |
Fomos bem devagar com várias paradas chegamos no acampamento terreirão às 19:10, montamos a barracas trocamos de roupa, e iniciamos a preparação da comida.
Fomos dormir por das voltas 22hs e acordamos as 02:30 fizemos café e preparamos a mochila de ataque e partimos rumo ao Cume. Devido mal tempo, muito vento e muito nevoeiro fizemos 4hs de caminhada chegando por volta das 07hs.
A velha Gigante Araucária |
*Na volta almoçamos na Pousada Bezerra: Torresmo, salada, arroz, carne de latão (carne de porco conservada na banha), feijão tropeiro, aipim frito + refrigerantes, saiu 22 reais por cabeça estávamos em 5. Pedimos tudo em dobro pois a fome era grande...
*Para iniciante é prudente o uso do bastão de caminhada faz diferença
Qualquer dúvida estou a disposição
Saída do Terreirão |
Chegada Tronqueira |
Valeu Rogério, Teresa, Thiago e Tati por essa expedição e até a próxima!!!